Resenha - Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro

09:37 0 Comments A+ a-


Título: Cidade dos Ossos
Cidade das Cinzas
Cidade de Vidro
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record


AVISO: CONTÉM SPOILERS

Sinopse: Cidade dos Ossos - Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 

Cidade das Cinzas - Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace.

Cidade de Vidro - Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.

Desde de que assisti o filme, sempre tive interesse em ler essa série, e AMEI tudo isso. Esse mundo espetacular, os personagens são perfeitos. Não consigo odiar um deles.

Em Cidade dos Ossos, Clary e seu melhor amigo Simon vão ao Pandemonium, um clube onde todos podem frequentar. Enquanto estão na balada, Clary percebe três pessoas ou melhor, três adolescente com tatuagens estanhas cometendo um assassinato. Ela tenta pedir ajuda a Simon mas só ela consegue enxergar esses três adolescentes. Depois do ocorrido, um dos adolescente, Jace, tenta explicar a Clary que, o que ele matou não era um "mundano"(humano), Clary se sente confusa sem entender o que ele realmente quer dizer. 
Jace quer explicar tudo a ela, mas Clary recebe uma ligação de sua mãe e decide voltar para casa. Chegando lá, ela nota que sua mãe está desaparecida e todo o seu apartamento estava revirado. Clary também não está sozinha no apartamento, logo aparece um demônio e começa a ataca-lá. E por sorte consegue mata-lo. E sua única chance de sobreviver é ir ao Instituto com Jace.

Já em Cidade das Cinzas, Clary descobre que Jace é seu irmão e que sua mãe está em algum tipo de coma mágico. Valentim que no caso é pai de Clary e Jace. Continua com seu plano de destruir a Clave e roubar o segundo Instrumento Mortal (a Espada da Alma). Em meio de tudo isso vemos como Clary e Jace lida com tudo isso com essa história de serem irmão e, é claro um modo de impedir Valentim. 
Os problemas de Jace já são bem maiores que os de Clary, pois ele descobre que além de ser o filho de Valetim, foi criado com ele na sua infância. Mas Valentim usava outro nome...
E vemos também coisas interessante como Valentim usou seus filhos na infância, isso dá muito mais adrenalina na história.

Em Cidade de Vidro, Clary tenta achar um modo de tirar sua mãe do coma, então está a procura de uma poção que só pode ser achada com o feiticeiro Rangnor Fell. Para isso, ela preciso ir até Alicantes, capital de Idris (Cidade de Vidro), Jace e os Lightwood planejam ir em Alicante para ver os que podem fazer contra Valentim, Clary aproveita essa viagem e planeja ir com eles. Jace não quer que Clary vá com eles e acaba mentindo para ela a hora que iriam se encontrar.
Desesperada para ir a Alicantes, Clary usa seus poderes para criar novos símbolos e utilizando eles cria um portal, Luke tenta impedir ela mas acaba indo junto, sendo que em Alicantes criaturas do Submundo são proibidas de entrar.

Faz pouco tempo que li Cidade de Vidro e em comparação com os dois primeiros, esse, até agora, é o melhor livro da série. Ainda não li as continuações mas sei que não irão me decepcionar. Cidade de Vidro me deixou com muito sentimentos em alta, de raiva para dor, de felicidade para tristeza. Senti como se eu estivesse dentro do livro junto com eles. Ah, e os personagens. Esse personagens são completamente incríveis, não consigo odiar um. Nossa, recomendo essa série para todos que tenha uma mente aberta.